Instituto Pensar - Bolsonaro deu comando do MEC ao líder do DEM, afirma jornal

Bolsonaro deu comando do MEC ao líder do DEM, afirma jornal

por: Eduardo Pinheiro 


Com a negociata, ACM Neto poderá aparelhar toda a estrutura do MEC. Foto: Reprodução

No ?toma-lá-dá-cá? que se tornou a disputa pela presidência da Câmara dos Deputados, o presidente Jair Bolsonaro teria prometido o comando do Ministério da Educação (MEC) ao presidente do DEM e ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, de acordo com informação do site O Antagonista.

Leia também: Na luta pelo poder, a modalidade de Bolsonaro é o vale-tudo

Na noite de domingo (31), às vésperas das eleição, o partido abandonou o apoio ao candidato de Rodrigo Maia (DEM-RJ), Baleia Rossi (MDB-SP). Como resultado, Maia afirmou que irá abandonar a sigla e abrirá um dos mais de 60 pedidos de impeachment acumulados na sua gaveta.

Velha política em ação

A velha política foi tramada nos bastidores de Brasília. ACM Neto já havia indicado o deputado federal João Roma (Republicanos-BA), um aliado de primeira linha, para o Ministério da Cidadania, com a promessa de alinhar o DEM às pautas do governo no Congresso.

Agora, para impedir ainda mais o avanço de pautas progressistas, Bolsonaro teria oferecido o esvaziado Ministério da Educação (MEC), comandado pelo ausente pastor Milton Ribeiro. Em troca, o presidente o apoio explícito ao seu candidato, Arthur Lira (PP-AL).

Com a negociata, ACM Neto poderá aparelhar toda a estrutura do MEC com aliados. A única exceção é no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), presidido por Marcelo Lopes da Ponte, ex-chefe de gabinete de Ciro Nogueira, presidente do PP, que comanda o setor.

Com informações da Revista Fórum e O Antagonista



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: